sexta-feira, 22 de junho de 2018

REPÚBLICA CHECA - Cesky Krumlov...

Esta viagem a esta vila medieval na República Checa surgiu numa viagem que fiz a Praga. 
Pensava que esta vila se encontrava a 70 km da capital mas tive uma agradável surpresa quando percebi que se encontrava a 170 km, perto da fronteira com a Áustria. Logo a viagem de autocarro demorou 3/4 horas. A vila é muito gira, mas bastante pequena e sinceramente acho que não vale as 7 horas de viagem que se faz no mesmo dia. 
Estive na vila 5 horas o que é mais que suficiente.


Vista da Cidade
Esta é a primeira vista que se tem da vila quando se sai do autocarro.




Ruas do Centro




Praça Principal




Vista do Castelo
Daqui consegue-se ver a vila inteira. A vista é desafogada e descontraída.




Vista do Castelo

quinta-feira, 14 de junho de 2018

REPÚBLICA CHECA - Praga...

Praga sempre foi uma cidade que tinha vontade de visitar, talvez pela fama que tinha à sua volta. Foi uma viagem que programei para ir sozinha.
Não posso dizer que adorei, mas gostei.
Acho que tem pouco para ver, mas as ruas e os edifícios são muito giros. Também não ia com o intuito de entrar em grandes museus, queria apenas sentir a cidade, ver o comercio e o seu artesanato.
Fiquei 4 noites, logo 3 dias, dois dos quais foram aproveitados para conhecer Praga e o outro fui a uma cidade a 170 km a sul perto da fronteira com a Austria, Cesky Krumlov.



Václavské Nám
Uma das avenidas principais da Cidade, que liga o museo ao centro histórico. É uma avenida cheia de comercio e lojas de franchising.




Praça da Cidade Velha
Uma das praças principais do centro histórico onde se encontra o famoso relógio astronómico. Claro que estava em obras e cheio de andaimes e gruas à frente. Será só eu que tenho a impressão que sempre que visito um ícone da qualquer cidade este está sempre em obras? Ou será que quando estas acabam de um lado recomeçam do outro? Tendo em conta o tempo da restauração. Apenas um desabafo.




Centro Histórico




Bolo Tradicional
Em toda a cidade encontrava-se à venda estes bolos. É uma massa redonda com canela que depois pode ser recheada com o que se quiser. No último dia tive que ir dar uma dentadinha. Ainda bem que fui apenas no último dia, se não tinha comido muito mais. Era bom.




Ponte Charles
A cidade tem muitas pontes, mas sem dúvida que esta é a mais conhecida e turística. Utilizam-na para feira de artesanato e muitos artistas mostram a sua arte. No fundo da rua, um dos dias, montaram um palco onde houve música ao vivo.




Rio Elba





Castelo de Praga
Da parte do rio menos turística encontra-se o Castelo de Praga. As filas para o visitar são enormes, a entrada foi gratuita, pelo menos para entrar nos jardins.




Castelo de Praga





Vista do Castelo
Claro que como o castelo se encontrava num alto e do lado oposto ao centro da cidade, a vista lá de cima é uma das melhores da cidade.





Vista do Castelo




Torre Petrin
Esta torre, chamada também de Torre Eifell, pela sua semelhança à de Paris (apesar de bem mais pequena), também oferece uma boa vista para a cidade. Apenas estive cá em baixo e não cheguei a subir, mas existe a possibilidade de subir para se poder tirar fotos lá de cima.



Metronome
Este sem dúvida que foi o sítio onde gostei mais de estar. Do lado do castelo existe um jardim no alto, com ambiente bastante descontraído e com uma vista desafogada sobre o rio e a cidade. Existe aquele marco, que não percebi bem para que funcionava, mas é um ponto de paragem obrigatória.




Vista do Parque Letenska
Depois de dois dias na cidade percebi que sou uma pessoa de jardins, ambiente descontraído, pouco barulho, música ambiente e sempre com o meu livrinho atrás. O que mais gostei de fazer nestas férias foi isso mesmo. Ir sentar-me para um jardim, com algo para beber e picar e ficar horas a descansar e a ler. Eu sei que estava numa cidade nova, podia andar às voltas pelas ruas, mas o que me apeteceu mesmo foi ficar a aproveitar o momento.