Amesterdão, sem dúvida que sempre foi uma cidade que gostaria de conhecer. Apesar de toda a gente dizer que é uma cidade pequena e que se conhece em dois dias, optámos por passar quatro dias/três noites. Devido aos preços elevados dos alojamentos optámos por reservar um quarto no windu, a primeira experiência neste tipo de alojamento, mas sem dúvida a repetir.
Praça dos Museus
Era aqui nesta praça onde se encontravam dois dos mais conhecidos museus da cidade, o Van Gogh Museu e o Museu da Holanda (Rijksmuseum).
Estas letras (I amsterdam), pela sua popularidade, eram impossíveis de tirar uma fotografia sem pessoas penduradas por todo o lado. Esta foi a melhor que consegui :)
Canais
Toda a cidade é banhada por canais e por isso os barcos são uma das formas de transporte muito utilizadas, até para os transportes turísticos.
Canais
Além da cidade ter canais por todo o lado a particularidade dos prédios torna a cidade única. Sem dúvida que a arquitectura da cidade foi uma das coisas que mais gostei.
Canais
Sem dúvida que uma das coisas que se vê por toda a cidade são canais, bicicletas e zonas verdes.
Canais
Além dos prédios, as bicicletas foram das coisas que mais adorei. Vêem-se espalhadas por todo o lado e existem mais parques de estacionamento para bicicletas do que para carros. Todas as estradas têm uma ciclovia por onde circulam bicicletas e motas. Nas passadeiras, por vezes temos que ter mais atenção às ciclovias do que as estradas propriamente ditas.
Casas Típicas
Muitas das vezes, as casas foram construídas diretamente por cima dos canais, tornando a cidade parecida com Veneza.
Praça Dam
Uma das praças mais populares de Amesterdão. Daqui partem muitas ruas de comércio e restauração/bares. Possivelmente uma das zonas mais turísticas.
Mercado Albert Cuyp
Um mercado a céu aberto onde se vende de tudo. Adoro explorar mercados em todos os sítios por onde passo. A minha passagem por este local foi bastante rápida porque apanhámos chuva essa manhã.
Vondelpark
Além de passear pelos mercados adoro passar tempo ao ar livre. Estava um belo dia para nos deitarmos na relva a apreciar o estilo de vida dos holandeses. Como estava um dia de bastante calor (o que não deve ser muito normal em Amesterdão) os habitantes estavam deitados na relva a apanhar sol de fato de banho. Adoro este estilo de vida despreocupado.
Zaanse Schans...Típica Holanda dos Moinhos
Como tínhamos quatro dias, deu para fazer uma saída da capital, apanhar o comboio e ir a Zaanse Schans. Esta é sem dúvida uma das aldeias típicas da Holanda, com os seus moinhos, artesanato (tamancos) e queijos.
Zaanse Schans...Típica Holanda dos Moinhos
Zaanse Schans...Típica Holanda dos Moinhos
Red Street
Sem dúvida esta era uma parte da cidade que eu tinha bastante curiosidade. Quando se fala de Amesterdão pensa-se logo na prostituição e drogas. Apesar da sua peculiaridade fiquei um pouco desiludida. As conhecidas "montras" estavam a maior parte delas vazias, não sei se por excesso de trabalho ou por abandono. Muitas delas tinham o letreiro a dizer "aluga-se". As poucas mulheres que vimos em "exposição" eram de longe bonitas. Além disso, pensei que fosse maior, é uma zona muito pequena, com poucas casas e pouca animação.
Bulldog...Primeira Coffee Shop
A outra faceta muito conhecida de Amesterdão...as coffee shops. Não são mais do que bares, a maior parte deles apenas para turistas, onde se pode fumar ganza legalmente (e apenas ganza). Esta cadeia, Bulldog, é apenas frequentada pelos turistas (a opinião que fiquei), uma vez que existem outras mais pequenas e com pior aspeto, onde se vêem apenas locais. Aí acredito que o "material" seja autêntico".