sexta-feira, 17 de agosto de 2018

COSTA RICA...

Esta viagem à Costa Rica foi algo que nunca fez parte dos meus planos, nem sabia o que se via ou fazia. Depois de uma manhã a falar com um colega que tinha lá estado fiquei convencida. E marquei logo a viagem. A duração foi de 15 dias e as deslocações foram todas feitas de carro (alugado logo no aeroporto). Escolhemos 7 pontos de paragem e lá fomos nós.



San José

Reservamos apenas uma noite num hostel em San José. Ficámos apenas uma manhã para darmos uma volta pela cidade, visto ser pequena, sem nada para ver e com aspeto muito pobre.


Entrada da Chinatown
Estas são as típicas rua da cidade. Casas pequenas e velhas com aspeto de barracões e estradas estreitas e de qualidade duvidosa.




Centro da Cidade
Existem umas ruas pedonais no centro. Aqui as lojas são um pouco mais arranjadas, mas denota-se à mesma a pobreza. A sensação que tive foi que os locais vivem muito na rua, porque as ruas encontram-se cheias a qualquer hora do dia.



La Fortuna

Em La Fortuna passámos 3 noites num airbnb porque queríamos ter tempo para explorar a zona. Aqui tivemos logo a experiência do pequeno almoço típico Costariquenho, Gallo Pinto (arroz com feijão preto, plátano frito, ovos mexido e fruta). 



Cascata do Rio Celeste
Uma das coisas que pretendíamos visitar era o Rio Celeste. O Rio Celeste é um parque com entrada paga (como quase todos) em que se caminha por uns trilhos e durante o percurso pode-se observar a cascata. Esta zona está interdita a banhos.




Trilhos do Rio Celeste
Ao longo do percurso deparámos com troços do rio que tem este azul celeste. É uma bela caminhada pela natureza mas onde não se visualiza muita vida animal. Tinha ideia que aqui na Costa Rica para cada lado que olhássemos víamos animais exóticos, mas não é bem assim.





Trilhos do Rio Celeste




Mystic River
Estes trilhos surgiram em conversa com o nosso Host. Neste parque, mais uma vez, não existe quase nenhuma vida animal mas sim bastantes árvores e estas pontes de aço que atravessam os vales.




Vulcão Arenal
Uma das coisas que se fala bastante da Costa Rica são os seus vulcões, especialmente este porque ainda está ativo. Não chegámos a entrar neste parque porque só se consegue chegar à base e a nebulosidade está sempre presente. Esta foi a melhor fotografia que consegui tirar do vulcão dos 3 dias que lá estive (e mesmo assim ainda tem a nuvem característica).



Monteverde

Inicialmente colocámos de parte a visita a Monteverde porque queríamos ter a experiência de passar uma noite numa tribo local. Como não conseguimos organizar essa visita marcámos à mesma uma noite em Monteverde. O parque era uma opção, mas como demorámos muito tempo na deslocação de La Fortuna apenas visitámos a área e fizemos um pequeno passeio nas mediações do parque. 




Deslocação para Monteverde
A estrada não era das melhores, foram muitos quilómetros de mau alcatrão e buracos. Mas fomos tendo o encontro com vários animais pela estrada.




Macacos
Mais uma vez a vida animal à beira da estrada.



Nosara

Depois de alguns dias a passear pelos trilhos e parques naturais, fizemos 3 dias de praia na costa do pacifico. Gostei realmente destas praias visto serem praias grandes com água morna e com alguma ondas à mistura.



Hostel
Este hostel era um autentico paraíso no meio do nada. Adorei aquela descontracção e simplicidade que se sente na Costa Rica. Deixamos de parte alguns luxos e confusões e entramos num ritmo mais lento de puro relax. Pura Vida




Praia Guiones
Esta é uma das praias mais conhecidas na zona de Nosara. A descontracção que se sente numa praia vazia, sem barulho e sem bares e restaurantes era algo que procurava.
Existem nesta zona outras praias (mas todas muito parecidas) mas a deslocação entre elas não é fácil visto as estradas serem quase todas de terra batida e cheias de buracos.




Praia Guiones



Parque Nacional Manuel António

Um dos sítios que eu gostei bastante foi do Parque Manuel António. Apesar de ser o mais turístico, adorei o parque e o fato de depois de o visitar podermos descansar numa praia deserta com água quente. 


Hostel
Este hostel era divinal, mais uma vez um hostel super confortável, calmo e ótimo para relaxar depois de um dia a visitar o parque.




Parque Manuel António





Parque Manuel António




Bandeira Costa Rica




Preguiça
Um dos animais que tivemos a oportunidade de ver neste parque foi uma preguiça. Apenas vimos uma nos 15 dias na Costa Rica.




Macacos
Estes animais encontram-se por todo o lado na Costa Rica. Há que ter cuidado porque são muito amorosos mas adoram roubar malas para obter comida.





Iguanas
Estes bichos também se encontram por toda a parte, especialmente nas praias. Desde que não estivéssemos com comida os animais não se aproximavam.




Praia do Parque




Praia do Parque




Praia
Mesmo a chover estava-se muito bem dentro de água, melhor ainda do que na areia.



Cahuita

Para descansar escolhemos uma zona do Caribe, Cahuita. Pensei que aqui a água fosse mais quente do que na zona do Pacifico mas é igual. Não achei que as praias fossem paradisíacas, de areia fina branca e mar azul turquesa.


Praia Branca
Dentro do Parque de Cahuita existe uma praia que é a Praia Branca. Apesar de quase deserta, existe muitos troncos e outros lixos naturais na areia. O tempo mais uma vez é instável e tão depressa o sol queima como chove.




Praia Branca





Praia Branca
Optámos por não andar a fazer quilómetros para ir ver outras praias, uma vez que o que queríamos era descansar e aproveitar o ritmo lento da Costa Rica.




Sapo Verde
Um animal que se vê com alguma frequência, mesmo afastado dos lagos. Este estava no nosso quintal no Hostel.




Racoons
Um dos animais que também tem que se ter cuidado são com estes bichinhos. Atacam mochilas para obter comida. Fomos presenteadas com um bicho destes a roer a mochila e a roubar comida. E mesmo depois de várias tentativas de o afastar, o animal insistia em não sair. 



Tortuguero

Este Parque Natural é bastante diferente dos outros. É uma ilha e só se tem acesso por barco. É uma zona bastante turística, mas onde eles tentar controlar bastante as atividades de modo a não interferir com a natureza.



Ruas da Vila de Tortuguero





Parque de Tortuguero




Praia 
Ao longo de todo o parque existe uma praia. A praia é de areia escura e o mar é bastante revolto.




Pipas
Existem árvores de fruto por todo o lado, mas muita fruta era desconhecida e nem sabíamos se estava já em condições de ser colhida. Perguntámos a um local o que era e ele colheu uma para nós e deu-nos a beber a água da Pipa.




Buracos das Tartarugas
Ao longo de toda a praia encontram-se buracos feito pelas tartarugas. Esses buracos foram elas que fizeram para desovar, ou seja, lá por baixo estão os ovos que as tartarugas deixaram e que mais tarde vão sair as tartarugas bebes.
Numa noite realizámos uma visita à praia onde observámos as tartarugas a sair da água e a virem para a areia desovar. As tartarugas têm um metro aproximadamente e movem-se muito lentamente.
Depois de saírem da água, vão até à praia, fazem um buraco e colocam lá dentro os ovos. Depois tapam e voltam para o mar. Os ovos ficam debaixo da areia 60 dias até as tartarugas bebés se aventurarem na sua caminhada para o mar.
Observar este espectáculo ao vivo é bastante emocionante, mas visto a natureza da excursão, era proibido fotografar ou filmar.




Crocodilos Bebés
Fizemos uma excursão de barco onde se conseguiam visualizar alguns animais no seu habitat natural.




Tartarugas
Animal também encontrado frequentemente. O único animal que eu desejava encontrar e não encontrei foi o Tucano.