quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

MARROCOS - Marraquexe...

Sempre tive muita vontade de visitar Marrocos. Mas sem dúvida a viagem que tinha sempre idealizado era de carro e parando em várias cidades. Surgiu a oportunidade de visitar Marrocos em apenas uma semana e optei apenas por Marraquexe e Casablanca. 
Claro que a maior parte do tempo foi passado em Marraquexe porque além de visitar a cidade pretendia também ir ao deserto. 



Praça Jemaa El Fna
Esta é a praça principal de Marraquexe. É aqui onde existe a maioria dos restaurantes e vendas de rua, onde se concentram os turistas e não só. Durante o dia está cheio de turistas mas há noite encontram-se mais locais nos seus jogos de sorte e azar, com animais, a deambularem por ali. 
O nosso hostel era a 200 metros da praça, por isso esta zona era onde tomávamos o pequeno almoço e jantávamos todos os dias.





Souks
Sem dúvida a parte que mais gostei. São ruas e ruas com artesanato e produtos locais. Esta zona é enorme e mais parece um labirinto. Nunca sabemos para onde estamos virados e existem de certeza muitas zonas destes souks que eu não passei.
Existe claro aquela questão de estarem sempre a chamarem-nos e serem insistentes. E o regatear faz sempre parte.





Souks




Mesquita Cutuvia
A maior mesquita de Marraquexe. Apenas se pode ver pelos seus jardins, uma vez que está fechada ao público.




Terraços
Quase todos os edifícios do centro têm estes terraços. Vê-se muito lixo e casas velhas e a vista aérea parece que a cidade é um labirinto com ruas estreitas.




Tajine Frango
A comida típica deles são os Tajines e os Couscus. Mas é tudo praticamente carne, sendo frango, borrego e vaca os mais comuns. O pão deles também é assim redondo e um pouco duro. Sem dúvida que a comida não foi do meu agrado. 




Estação Comboios Marraquexe





Viagem de Camelo
Comprei uma excursão para ir ao Deserto em que a deslocação entre o autocarro e o acampamento era de camelo. Foi uma experiência gira, mas ficou aquém das minhas expectativas.





Tenda
Esta tenda foi onde jantamos lá no Deserto. Claro que foi um momento descontraído e agradável mas apenas se resumiu ao jantar. Uma vez que depois de jantar fomos todos para a rua à volta de uma fogueira ouvi-los cantar e tocar. Claro que ficámos lá 20 minutos e depois fomos para a tenda dormir.





Deserto
Este foi o cenário que eles criaram para nos darem a ilusão de deserto, mas criaram este acampamento a pouca distância da estrada e de uma cidade grande Zagora. Por isso achei esta excursão um fiasco. Andamos horas e horas de autocarro para o autocarro parar a beira da estrada e nos deixar num campo de terra?




Nascer do Sol no "Deserto"




Cordilheira do Atlas
À ida para o deserto tivemos que atravessar a cordilheira montanhosa que existe no norte de África, o Atlas.